Entre Pedras, Textos e Imagens: Memórias de um Velho Engenho

Situadas na cidade de Santos e consideradas como monumento nacional, as ruínas do Engenho São Jorge dos Erasmos estão entre as mais antigas do período colonial do Brasil. O documentário inédito reúne imagens de arquivo e gravações produzidas na Bélgica para revisitar a história deste significativo sítio arqueológico, a partir de um manuscrito redigido em São Vicente no ano de 1548 destinado ao seu proprietário, um abastado mercador estabelecido em Antuérpia, Erasmus Schetz. Passados 480 anos, os remanescentes arquitetônicos deste velho engenho testemunham o período histórico de formação de nossa sociedade mestiça.

Direção, produção, roteiro e montagem: Silvio Luiz Cordeiro
Realização: Museu Imaginário
Duração: 58 minutos
Ano:2017

 


Antiga Amazônia Presente

O passado humano da Amazônia, ainda pouco conhecido do público, encontra-se inscrito nas paisagens e nos artefatos arqueológicos produzidos por diversas sociedades, a exemplo das chamadas culturas Marajoara e Tapajônica. Motivada a visitar os sítios de origem destas duas antigas culturas, uma equipe de arqueólogos e documentaristas viajou pela região do Baixo Amazonas para produzir Antiga Amazônia Presente, documentário com relatos de pessoas que, por diversos motivos, mantêm alguma relação com lugares e objetos do universo arqueológico da Amazônia, atribuindo hoje sentidos e valores a eles.

Longa metragem dirigido por Silvio Luiz Cordeiro, projeto audiovisual pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, sobre acervos de arqueologia da Amazônia www.amazoniantiga.tv.br.

Documentário

Trailer

Teaser


Imagens

Curta metragem sobre a produção de Antiga Amazônia Presente. Passado o tempo, algumas impressões na memória do fotógrafo da equipe sobre a experiência de participar desta produção audiovisual e imagética, em conversa por telefone com o diretor do documentário.

Curta dirigido por Silvio Luiz Cordeiro.

 


Siracusa Cidade Antiga

Uma das maiores cidades gregas na Antiguidade, Siracusa situa-se na maior ilha do Mar Mediterrâneo – a Sicília – no cruzamento de vias marítimas milenares, frequentada por povos diversos na história. Fundada no século VIII a.C. na pequena ilha chamada Ortígia, antes um istmo habitado por indígenas, Siracusa abriga as várias cidades que lá existiram, no curso de sua história: invadida por sucessivos povos, a cada novo domínio imprimiu-se na paisagem urbana dessa antiga pólis as transformações movidas pelos que ali chegavam e passavam a habitar a cidade, cada um deixando as evidências de sua presença, hoje vistas nos sítios arqueológicos que tornam Siracusa Patrimônio da Humanidade. A partir de um relato de viagem da equipe do Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga à Sicília em 2007, o documentário mostra as impressões de seis siracusanos sobre a sua cidade: entre os tempos de um mesmo lugar, do passado remoto à vivência do presente, a memória de uma cidade viva!

Vídeo dirigido por Silvio Luiz Cordeiro, produzido no Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga,  Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo.

 


 Naxos

O vídeo trata da sobreposição de duas malhas urbanas em tempos distintos da antiga Naxos, considerada a primeira polis fundada na Sicília (VIII a.C.). A partir dos trabalhos conduzidos pela equipe da arqueóloga Maria Costanza Lentini, o vídeo mostra a implantação de uma malha ortogonal (V a.C.), impondo-se sobre a anterior, configurando uma nova paisagem urbana, monumental.

Documentário dirigido por Silvio Luiz Cordeiro e produzido no Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga,  Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo.

 


 Asurini

A expedição etnoarqueológica pelo Ipiaçava, em busca dos antigos assentamentos Asurini, durou 12 dias. Para os Asurini, esta experiência foi uma oportunidade de (re)ver uma parte da sua trajetória nestas terras do Xingu. Os dias em que passamos juntos na mata mobilizaram um profundo dialogo entre jovens e velhos, entre o passado e o presente Asurini.

Vídeo co-dirigido por Silvio Luiz Cordeiro para o Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Tecnologia e Território, Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo.

 


Arqueologia Experimental

O arqueólogo Bruce Bradley (University of Exeter) descreve princípios técnicos para se produzir instrumentos de pedra.

 


 Pantheon

Tempos depois de minha experiência no interior do velho templo, no coração da Roma antiga, tive um sonho… Sob a luz do sol, olhando para o grande domo acima, estou em algum lugar entre o real mas também imaginário espaço da memória, onde sons e imagens revelam sinais eternos e transientes do Tempo e do Poder.

Vídeo de Silvio Luiz Cordeiro produzido por Museu Imaginário.

 


 Monte Verde

Aqui era tudo mata, tudo verde… Dizia um dos moradores às margens do maior reservatório de águas da zona Sul da cidade de São Paulo. No cenário da busca pela moradia, da ausência do poder público, da contaminação dos mananciais e da violência, assistimos o conflito das ações humanas sobre o ambiente: a expansão urbana invadiu as águas.

Documentário co-dirigido por Silvio Luiz Cordeiro e produzido pelo Laboratório de Vídeo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, premiado no XV International Housing and Planning Film Video Competition, IFHP, Genebra, Suíça (2006).

 


 São Paulo via Rio Novo

Na pequena vila de Rio Novo, próxima às dunas dos lençóis maranhenses, uma família constrói sua nova morada, enquanto amigos e parentes migram para São Paulo com a perspectiva de uma vida melhor.

Documentário co-dirigido por Silvio Luiz Cordeiro e produzido pelo Laboratório de Vídeo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

 


 Vida Caiçara

O documentário apresenta depoimentos de moradores de áreas de preservação ambiental, no litoral sul de São Paulo. A força das leis de proteção ambiental obriga essas pessoas, que estavam em paz com a natureza, a mudar o que possuem de mais próprio: sua cultura.

Documentário com a participação de Silvio Luiz Cordeiro na produção, realizado pelo Laboratório de Vídeo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, prêmio de Melhor Documentário no II ECOCINE (2002).

 


 Taipa de Mão, Casa de Caboclo

A habitação cabocla do Vale do Ribeira, sul do estado de São Paulo. O documentário, baseado em projeto de pesquisa de Silvio Luiz Cordeiro, resgata um pouco do aprendizado das técnicas e da cultura de nossos antecessores, que vieram compor o território e a identidade da cultura popular brasileira.

Produzido pelo Laboratório de Vídeo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, prêmio Melhor Vídeo na II Mostra MIS de Vídeo, Museu da Imagem e do Som de São Paulo (1998).

 


 No Meio do Caminho

O documentário apresenta o cotidiano de quatro pessoas com dificuldades de locomoção, discutindo o tema da acessibilidade na grande São Paulo.

Co-dirigido por Silvio Luiz Cordeiro e produzido pelo Laboratório de Vídeo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e Olhar Periférico Filmes.

 


Erasmos 1534

O engenho do governador, depois chamado de São Jorge dos Erasmos, marca o início da política de colonização portuguesa para o Brasil baseada na exploração do escravo e na monocultura. O documentário enfoca a história deste sítio arqueológico que é considerado um dos primeiros engenhos de açúcar do Brasil, em São Vicente, São Paulo.

Dirigido por Silvio Luiz Cordeiro e produzido pelo Laboratório de Vídeo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

 


 Mucambos do Noredeste

Em “Mucambos do Nordeste”, a primeira publicação do Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), Gilberto Freyre comenta: “há uma casa brasileira que é expressão da criatividade coletiva, anônima, que é um ajustamento de um sistema familial ao seu ambiente e às suas funções. A culminância foi a Casa-Grande, mas todas as outras expressam seu caráter ecológico e sua funcionalidade, desde casas urbanas, os sobrados, até os mucambos.” É a partir dessa abordagem que realizamos uma documentação de técnicas de construção de mucambos no leste do Maranhão, um tipo de habitação ainda muito presente em diversas localidades do Nordeste do Brasil.

Co-dirigido por Silvio Luiz Cordeiro e produzido pelo Laboratório de Vídeo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar