Imagens de São Paulo: Paisagem em Transformação

O estudo de fontes visuais, além das fontes textuais primárias, a exemplo das Atas da Câmara da Vila, nos dá uma certa medida das transformações do centro histórico da cidade de São Paulo ao longo do tempo, revelando aquilo que um dia existiu na metrópole que hoje habitamos.

Neste curso pelo Centro de Pesquisa e Formação do SESC, vemos a transformação da paisagem urbana de São Paulo por imagens, especialmente aquelas relativas ao sítio inicial da cidade, o chamado Triângulo, incluindo desde a cartografia histórica aos desenhos e fotografias que documentam o lugar.

O conteúdo é exposto como um panorama imagético que abrange a história da formação da cidade, com imagens significativas selecionadas da iconografia paulistana. Percursos a pé pelo centro histórico complementam o programa, como experiência do olhar dirigida para se reconhecer, na paisagem do presente, testemunhos de processos que agiram em sua transformação, articulando-se narrativas visuais de lugares significativos da cidade no tempo.

A proposta é motivar e introduzir os participantes no estudo das principais transformações deste importante sítio urbano, abrangendo desde a paisagem cultural indígena no tempo que antecedeu a chegada de europeus ao lugar de implantação da vila quinhentista, até os anos 1960, quando a cidade já apresenta uma paisagem múltipla, com testemunhos arquitetônicos de épocas, técnicas e estéticas diversas.

Por Silvio Luiz Cordeiro

Arquiteto, Arqueólogo e Documentarista


  Referências

Salvar

Salvar